WEBQUEST ALIMENTAÇÃO

Vou descrever essa experiência!
No Curso que estou fazendo "Proinfo Integrado", uma das propostas de trabalho é aprender construir e utilizar a WebQuest a fim de promover uma aprendizagem significativa.
Na escola, apresentei essa proposta para as Professoras Meire e Deise, dos 3º anos e elas acharam "o máximo". Então elencamos um assunto e elaborei essa WebQuest a seguir. 




Começamos a trabalhar no dia 23 de maio na Sala Informatizada, mas as professoras iniciaram no dia 21 de  maio em Sala com o estudo da música "Comer, comer". 
Na aula na Sala Informática Pedagógica, foi apresentado como funciona a WebQuest e começamos a trabalhar, como mostra as imagens a seguir:




animated gif


Nas aulas seguintes, trabalhamos com pesquisa através de roteiro e estudo do texto, para construir a linha do tempo, usando como ferramenta o Kolour Paint e também o Google Imagens para representar as épocas de como o  homem obteve e obtém sua alimentação. Sempre é um desafio trabalhar com crianças e principalmente utilizar ferramentas para proporcionar essa aprendizagem. O que mais me chamou a atenção é  o fato de que os alunos conseguiram compreender o processo. Na primeira figura a inserir, fiz passo-a-passo com eles, depois somente fui dando o comando e realizaram a tarefa tranquilamente. As professoras estão adorando, porque estão vendo resultado. Uma das turmas ficamos, em virtude do feriado, uma semana sem aula, mas quando nessa semana perguntei o assunto trabalhado, o texto trabalhado e os pontos principais, responderam sem exitar e isso nos levou a reflexão de que a aprendizagem está sendo efetivada. Posso até citar  Içami Tiba quando aborda em seu livro "Aprendizagem Significativa", que aprender é igual saborear um alimento, se for gostoso ou delicioso irá querer mais. Vejam o resultado:


Relatos referentes as aulas dos dias 24 a 26 de junho e 03 a 05 de julho

Após estudarmos sobre o modo de como o homem se alimenta e alimentou, começamos a estudar sobre Alimentação Saudável. Primeiramente assistimos o vídeo "Aprender a Comer". Na primeira vez que assistimos, cada dupla em seu computador assistiu, depois assistimos no Data Show, estudando o vídeo. Com a turma do 3º Ano A elaboramos o Texto Coletivo a partir do vídeo. Já com os alunos do 3º Ano C, elaboramos o Texto Coletivo a partir do Texto "Princípios para uma alimentação saudável". Este é o Texto do 3º Ano C. O mais interessante é que com cada turma, utilizamos uma estratégia diferente e com o 3º Ano B, elaboramos um texto coletivo utilizando a informação dos dois objetos de estudo: Vídeo e Texto. Este é o texto do 3º Ano B. No final dessa atividades, estamos com 3 textos diferentes e chegamos a conclusão que todos deveriam ter o texto da outra turma colado no caderno. Foi tão proveitoso esse estudo, que as Professoras Meire e Deisy, incentivaram seus alunos a criarem a partir do que estão vivenciando um teatro com fantoches, logo serás as apresentações e registraremos para então mostrar aqui.
Então está na hora de representar através de desenhos o que estão aprendendo e mostrar conhecimento. Para isso, os alunos estão utilizando a Ferramenta Tux Paint  para criarem suas pirâmides. 

Veja as pirâmides:


3 comentários:

  1. Parabéns, Andréia

    Adorei a ideia da linha do tempo feita no Colour Paint. Ficou Show!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andréia, Profª Meire e Profª Deise!

    Gostei muito do trabalho que vocês desenvolveram sobre alimentação!
    As ferramentas webquest e colourpaint tornaram o projeto ainda mais motivador e instigaram a pesquisa!

    Continuem a desenvolver atividades nas quais os alunos possam desenvolver a interação e a construção de conhecimentos, com a presença (virtual e/ou presencial) dos adultos mais experientes.

    Atividades como essas demonstram que a escola tem atualizado suas ações educativas considerando o que há de mais novo em termos de estudos sobre como o conhecimento se constrói.

    Um abraço,
    Mônica S. Menslin
    Supervisora de Tecnologias na
    Educação - SE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. Nosso trabalho tem dado um fruto maravilhoso, pois os alunos estão retendo a aprendizagem e isso é muito compensador. Vale cada esforço nosso!

      Excluir